Tá faltando ideia pra solução de algum problema? Na verdade não está faltando ideia, você apenas está olhando e pensando de um ponto de vista único. E isso não é Real!
Quando olhamos além do que nos é familiar, somos capazes de extrair tudo de todos os lugares. Designers, por exemplo, podem descobrir ideias para cores, letras, layouts e texturas por meio dos mundos da arte, natureza, mídia e da ciência.
Olhar para todos os lugares pode ajudar a desbloquear sua mente fundindo elementos discrepantes para quebrar paradigmas e gerar novos conceitos.
Ideias podem surgir de qualquer lugar, basta você observar mais e a seguir vou falar alguns métodos de como você poderá extrair ideias de todos os lugares:
Seja como uma esponja
A ideia é que você seja como uma esponja do mar que absorve e filtra tudo através dos seus milhares de poros microscópicos. Absorva os conhecimentos filtrando o que vai alimentar melhor a sua ideia.
Busque informações e imagens no Google, blogs e livros sobre pessoas que são as maiores referências dentro da área que você quer ter ideias. Veja como eles conseguem suas ideias e pense nas possibilidades dessas ideias alinhadas ao que você procura.
Onde você for, veja tudo como uma peça que pode ser encaixada ou adaptada para montar a sua ideia.
Tenha um bloco ou caderno de esboços
Se a camisa do seu amigo combinou com a cor da cortina da sua casa, anote as cores. Se algumas letras de música lhe deram uma ideia para uma sessão de fotos, anote a letra.
Registre tudo, valendo inclusive desenhar ao invés de escrever. Imagens ajudam a gravar melhor as ideias.
A variedade de anotações será valiosíssima ao final de tudo. Revise de vez em quando e verá que a cada nova análise, você terá um pensamentos levemente diferente.
Observe como os melhores fazem
Lembra o que foi falado no primeiro tópico sobre ser uma “esponja do mar”?
Seja a esponja dos melhores na área que você busca suas ideias. Analise como eles pensam, o que eles lêem, assistem e escutam. Olhe para tudo e faça como eles.
Tenha um banco de dados
Colecione livros, explore a composição de canções e visite o jardim zoológico.
Salve imagens favoritas na internet e print no celular. Colecione posts de redes sociais e salve em pastas os seus vídeos favoritos no Youtube.
Use o aplicativo trello para administrar suas ideias.
Criar uma banco de dados pessoal é como construir uma biblioteca de onde você pode retirar os componentes à medida que precisa deles.
Tenha um Conceito em mente
Sintetizar muitas referências é complicado, mas se organizar as ideias tendo uma base conceitual do que deseja alcançar, pode ajudar a filtrar e chegar em um resultado mais próximo do que deseja.
Exemplos reais
Haiti Poster Project
Nesse projeto, 3 designers que doaram cartazes para o Haiti Poster Project documentaram suas fontes, mostrando como um único tema pode ser interpretado de formas com base em referências visuais e conceituais.
Coração: símbolo do amor e compaixão
Mapa mundial e referências as rachaduras do terremoto: fica claro a representação do mapa com todos os país em volta do Haiti ao centro na cor branca. Também fazendo referência as rachaduras da forma literal causadas pelo terremoto e de forma filosófica como o coração do mundo partido em pedaços pela tragédia natural ocorrida.
Cores e texto: o nome “Haiti” está na mesma cor das “manchas” que representam os países do globo, e a frase ” A LITTLE HELP CAN MAKE A WORLD OF DIFFERENCE” na cor branca representando o Haiti.
Você pôde observar que as ideias utilizadas para chegar ao resultado final do cartaz acima passaram por diversas vertente de linguagem de forma a representar artisticamente uma mensagem.
Não se deixe levar por seus paradigmas quando o assunto é novas ideias. Deixe seus olhos dispostos para absorver de tudo e sua mente livre para filtrar o que é de melhor.
E se esse conteúdo foi legal pra você compartilhe com alguém que também queira saber desses 5 passos para extrair novas ideias sempre que quiser.
Me siga nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/cj_insight
YouTube: CJ INSIGHT
Linkedin: linkedin.com/in/clovis-junior-871a31114/
Facebook: facebook.com/cjcom84