Empreendedorismo, Negócios

Modelos de Negócios: Entenda de Forma Simples

O modelo de negócio é a solução que você precisa para poder visualizar e compreender a estrutura do seu negócio, como se fosse uma espécie de mapa separado em 9 essenciais áreas que todo negócio deve dar atenção.

O modelo de negócios funciona para administradores, empreendedores, freelancer e empresas.

Passei a compreender a real importância de um modelo de negócio através do livro Business Model Generation, que ilustra muito bem diversos modelos de negócios de várias empresas e startups de diversas áreas.

 

Através desse conhecimento passei a compreender melhor a estrutura do meu negócio, adaptando e melhorando de acordo com as necessidades que surgem durante o caminho.

Com um modelo de negócios você pode analisar e alterar a estrutura dos serviços que oferece de forma visual e segura.

Ela é uma ferramenta indispensável para freelancers e empreendedores digitais que estão sempre adaptando seus produtos e serviços as constantes mudanças do meio digital.

Se fosse definir o modelo de negócios em 3 palavras, essas seriam:

Clareza – Objetividade – Valor

Conhecendo o Modelo de Negócio

Definimos o “modelo de negócios” como a lógica pela qual uma empresa sustenta a si mesma financeiramente. Em linhas gerais, é a lógica pela qual uma empresa ganha o seu sustento.

 

Você pode achar que um modelo de negócios é um mapa ou manual descrevendo e instruindo como uma empresa deve funcionar.

Assim como um arquiteto prepara plantas para guiar a construção de um prédio, um empreendedor cria um modelo de negócios para guiar a criação de um empreendimento.

Um administrador também pode esboçar um modelo de negócio para ajudar a visualizar como uma organização já existente opera.

Para começar a compreender um modelo de negócio existente, faça duas perguntas:

  1. Quem é o seu Cliente?
  2. Qual tipo de serviço o Cliente precisa que seja prestado a ele?

Exemplos reais

Para esclarecer a ideia, vejamos três empresas:

 

Empresa: Jiffy Lube

Um drive-in com serviço rápido de troca de óleo baseado nos EUA.

Dor que solucionam:

Poucos proprietários de carros estão interessados em fazer a troca de óleo do motor de seus próprios carros. A maioria não tem conhecimento nem ferramentas e preferem evitar a preparação da bagunça em potencial do trabalho sujo (além de terem que lidar com a reciclagem do óleo usado).

Por U$ 25 e U$ 30 , a Jiffy Lube fornece serviços profissionais que faz justamente isso.

 

Empresa: Ning

A Ning permite que as pessoas criem e gerenciem, por um baixo custo, redes sociais customizadas.

Dor que solucionam:

Poucas empresas ou pessoas possuem o dinheiro ou a experiência para construir, gerenciar e operar uma rede social que oferece funcionalidades similares às do Facebook.

E é aí que entra Ning, que fornece um substituto simples, acessível: um template de rede social, modificável em vários níveis.

 

Empresa: Vesta

A Vesta é uma empresa que completa a compra eletrônica em nome de empresas que servem a milhares de Clientes todos os dias. Lidar com altos volumes de transações é complexo e exige uma segurança robusta e de ponta, além de medidas antifraude.

Duas coisas que poucas empresas podem pagar para desenvolver e manter internamente.

Então, o que estas 3 empresas têm em comum?

Todas recebem para ajudar os Clientes a realizar o serviço.

  • A Jiffy Lube realiza tarefas de manutenção cruciais para os proprietários de carros enquanto esses mantém as garagens limpas e as roupas também.
  • Os clientes da Ning são pessoas que precisam promover uma causa. A empresa os ajuda a construir uma comunidade para fazê-lo a um baixo custo e sem a necessidade da contratação de um especialista técnico.
  • A Vesta ajuda as empresas a focarem em especialidades não relacionadas ao recebimento de pagamentos.

Parece simples, certo?

Diferente destes três exemplos, definir “Clientes” e “serviços” em setores como educação, saúde, governo, finanças, tecnologia e justiça pode ser complicado.

Grande parte do pensamento do modelo de negócios é ligada a ajudar você a identificar e descrever tanto Clientes como serviços.

Especificamente você vai aprender como pode ajudar e, ao fazer isso, você descobrirá como ganhar dinheiro e ter mais satisfação proveniente de seu trabalho.

Cada Organização Possui um Modelo de Negócios

 

Já que um modelo de negócios é a lógica pela qual uma empresa se sustenta financeiramente, isso significa que apenas organizações com fins lucrativos possuem modelos de negócio?

Não.

Toda empresa possui um modelo de negócios.

Isso é verdade pelo fato de que toda empresa moderna, seja com ou sem fins lucrativos, governamental ou outro tipo, precisa de dinheiro para manter os serviços.

Por exemplo, imagine que trabalha para a New York Road Runners (NYRR), uma organização sem fins lucrativos que promove saúde e bem-estar organizando corridas, aulas, clínicas e acampamentos.

 

Ainda que seja um grupo sem fins lucrativos, precisa:

  • pagar salários dos funcionários
  • Pagar licenças, contas, manutenção e outras contas
  • Comprar suprimentos para eventos como sistema de contagem de tempo, números de identificação, bebidas, além de camisetas e medalhas para suas corridas
  • Construir um fundo de reserva para serviços em expansão no futuro

A principal motivação da NYRR não é o ganho financeiro. Ao invés disso, sua meta é servir à comunidade de “Clientes” que desejam ficar em forma.

Contudo, mesmo uma organização sem fins lucrativos precisa de dinheiro para manter os serviços.

Assim como qualquer outra empresa, a NYRR precisa ser paga por ajudar os Clientes a realizarem os serviços.

Vamos fazer nossas duas perguntas do modelo de negócios em relação à NYRR:

Quem é o seu cliente?

Corredores e outros membros da comunidade que desejam apoiar e ajudar na busca para manter e melhorar a forma física.

 

Isso inclui tanto membros anuais (pessoas que pagam para ser parte do grupo e receber certos benefícios como resultado) e pessoas que não são membros anuais, mas que pagam para participar de corridas específicas e outros eventos.

Qual o tipo de serviço o Cliente deseja que seja realizado?

O serviço principal da NYRR é realizar eventos relacionados à corrida em Nova York.

A NYRR é, portanto, um grupo sem fins lucrativos cujos Clientes pagam por seus serviços.

Mas e as organizações que fornecem serviços gratuitos aos Clientes? A ideia de modelo de negócios também se aplica a elas?

A resposta é Sim!

Exemplo ilustrativo

Imagine um grupo sem fins lucrativos que chamaremos de Instituto dos Órfãos, uma organização de caridade que abriga, alimenta e ensina crianças órfãs. Como a NYRR, o Instituto dos Órfãos precisa de dinheiro para manter os serviços como:

  • Comprar comida, roupas, livros e outros itens de necessidade para as crianças sob seus cuidados
  • Pagar salários dos funcionários
  • Alugar instalações de dormitório/escola, pagar contas, manutenção e outras despesas
  • Construir um fundo de reserva para serviços em expansão no futuro e etc.

Voltando novamente às nossas perguntas do modelo de negócios.

No caso do Instituto dos Órfãos, as respostas são um pouco diferentes.

Quem é seu cliente?

Eles possuem dois segmentos de Clientes:

  1. Crianças que são na verdade beneficiários dos serviços
  2. Doadores e outros auxiliares, que ao contribuírem com dinheiro e a compra de itens feitos pelas crianças, permitem que a instituição realize seu trabalho.
Qual o tipo de serviço o cliente deseja que seja realizado?

O Instituto do Órfãos tem dois serviços:

  1. Cuidar das crianças
  2. Fornecer às instituições de caridade maiores e a doadores individuais meios de preencher seus deveres e/ou aspirações filatrópicas. Em retorno por estas oportunidades, tais Clientes “pagam” ao Instituto dos Órfãos na forma de presentes, assinaturas e compra de produtos.
Aqui temos um ponto-chave: 

Qualquer organização que fornecer um serviço gratuito para um grupo de clientes deve também ter outro conjunto de clientes que pagam pelos não pagantes.

Então você pode ver que nossas duas perguntas de modelo de negócios se aplicam ao Instituto dos Órfãos, assim como se aplicam para qualquer empresa com fins lucrativos.

A Verdade Nua e Crua

 

O que aconteceria ao Instituto dos Órfãos se parasse de receber doações e outros tipos de auxílio?

Seria incapaz de continuar com sua missão.

Mesmo que todos seus funcionários concordassem em trabalhar sem receber nada, a organização seria incapaz de cobrir outros custos essenciais.

Sua única opção seria encerrar suas atividades.

Quase todas as empresas operando na economia moderna (incluindo governos) encaram uma verdade nua e crua: quando o dinheiro acaba, o jogo acaba.

Empresas diferentes possuem propósitos diferentes. Mas para sobreviver e prosperar, todas devem fazer uso da lógica de ganhar o sustento.

Todos devem possuir um modelo de negócios viável.

A definição de “viável” é simples: mais dinheiro deve entrar do que sair, ou, ao menos, tanto dinheiro deve entrar quanto sair.


Conclusão

Você aprendeu o básico sobre modelos de negócios. Como Clientes e dinheiro sustentam as empresas.

Mas modelos de negócios envolvem mais do que apenas dinheiro e Clientes.

O Canvas do Modelo de Negócios, que descreve como 9 componentes de um modelo de negócios se encaixam, é uma técnica poderosa para criar esquemas de como as organizações funcionam.

E no próximo artigo vamos conhecer e falar mais sobre o Canvas e saber como é simples elaborar o seu Modelo de Negócios através dessa inovadora e simples ferramenta que é utilizada por pessoas, empresas e empreendedores do mundo todo.

 

Nos vemos no próximo artigo da série sobre Canvas Modelos de Negócios.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com mais alguém que você acha que esse material irá ser útil e curta e siga nossos canais e redes sociais, além de se inscrever em nosso newsletter aqui no blog no campo de inscrição para receber mais novidades e dicas importantes para você e seu negócio.


Recomendo

Livro:  Business Model Generation

Link da Amazon: http://amzn.to/2wCvd3H


Me siga nas redes sociais:

Instagram: instagram.com/cj_insight

YouTube: CJ INSIGHT

Linkedin: linkedin.com/in/clovis-junior-871a31114/

Facebook: facebook.com/cjcom84

Forte abraço e Sucesso Sempre!

Parágrafo

author-avatar

Sobre Clovis Junior

Empreendedor > Fundador da CJ Comunicação > Graduado em Designer Gráfico e Web Designer > Produtor de Conteúdo > Consultor Especializado em Marketing e Vendas na Internet > Fotógrafo por Amor > Atleta Entusiasta > Lifeaholic :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *